Decorreu entre os dias 22 e 25 de Fevereiro a segunda semana das Fintechs de Moçambique, este ano organizada pela FINTECH.MZ como apoio do FSDmoç, Standard Bank, Mukuru e JLA Abreu Advogados.  

O lema da semana foi “FINTECHS EM MOÇAMBIQUE, CATALIZADORES DA INCLUSÃO FINANCEIRA. Como a literacia digital e exclusão financeira, as tecnologias emergentes, a regulação do sector e o investimento condicionam o desenvolvimento do ecossistema das FinTech’s e Insurtech’s em Moçambique e o seu impacto no crescimento da economia digital no país.

Foram organizados 4 painéis moderados por 4 membros da direcção da associação e com a presença de 16 oradores provenientes de diversas instituições incluindo: os 3 reguladores do sector, bancos, seguros, FinTech’s e investidores. Foram debatidos os temas de literacia digital e financeira, tecnologia, regulação e investimento numa perspectiva de desenvolvimento do sector e o seu contributo para o crescimento da economia digital e da inclusão financeira das populações.

Tivemos ainda dois blocos de apresentação de 10 soluções dos associados da Fintech.MZ e uma sessão de apresentação de serviços do Standard Bank direccionados para FinTech’s. O FSDmoç efectuou também uma apresentação do estudo detalhado de inclusão financeira em dois distritos do país realizado no âmbito do FinScope 2019.

A semana das Fintechs de Moçambique edição 2021 terminou com a nomeação da Profº Drª Esselina Macome como primeiro membro honorário da Associação das FinTech’s de Moçambique FINTECH.MZ.  

Veja em baixo os videos das sessões de cada dia.